quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Toda casa deve ser tratada como um templo

É fiquei bem afastada desse blog onde intenciono conjecturar sobre casa, coisas e mundo.
Vou começar por casa hoje.

Quando menina ouvia falar que a casa era como um retiro para o homem (no caso o ser do sexo masculino que ía para o trabalho) se recompor das dificuldades do dia-a-dia.
Bom, não só o homem vai para o trabalho, hoje a mulher também vai. E não importa o estado civil, casados ou solteiros, mais cedo ou mais tarde todos saem de suas casas para labutar.
Para mim casa é antes de tudo o meu lugar de sossego. E por isso peso muito antes de aceitar visitas. Sinto falta de uma varanda,para poder conter a entrada de certas pessoas. Não tem vindo muitas dessas "certas pessoas" aqui em casa e as pouquíssimas as despachei da porta mesmo. Mas acho que as casas deveriam ter as varandas ou terraços com cadeiras confortáveis (ou não? - rsrsr ô maldade) para podermos conter esses vampiros.
Não gosto de muros baixo ou grades abertas. Me sinto invadida. Porém devo confessar, poder olhar jardins bem tratados é tão bom! Ô paradoxo.
Na minha casa niguém entra calçado. E isso é regra xiita. Naõ gosto de pensar na sujeira que vem embutida na areinha que ficam acomodadas nas reentrâncias dos calçados se depositando pelo piso. Tenho um lado muito índio, adoro me sentar no chão para ler, desenhar, escrever. Por isso o chão da mihna casa é lavado várias vezes na semana. Passar pano de chão dá muito mais trabalho. A cada cômodo "passado" vc tem que lavar o pano, encharcar de novo na água desinfetada e volta para o rodo. Tcs,tcs,tcs...niguém merece, dá trabalho.
Adoro sentir o silêncio da casa nas primeiras horas do dia. Ir sentindo o amanhecer inundando minha casa. Então vem um cheiro de café, um pão esquentado...
Sentir a casa limpa é outro prazer.
Poder sentir a total liberdade de escolha doque fazer dentro de minha casa é um prazer inigualável.

Amo minha casa.